Friday, May 2, 2008

6ª feira atípica

Hoje não foi dia de correr no metro, ziguezaguear pelos corredores entre sentidos de circulação, dar uns encontrões ou acotovelar para chegar á frente. É claramente uma ponte de um feriado, de sí muito bem passado e desfrutado com a Joana e actividades, calmo no seu início e pacífico na recepção ao fim de semana. Dezenas de Kms de filas nas autoestradas deste país (e tenho a certeza que não só) ajudam a explicar o "fenómeno" de hoje, quantidades de gente aproveitou o Dia do Trabalhador para se pôr a caminho de um fim de semana mais comprido. As ruas sabem-no. Soube bem, vir a caminhar, ler e ter tempo para não correr até cá chegar.

Vamos então a esse dia, com o seu pequeno almoço servido daqui a pouco e que se quer acabado em beleza. Entenda-se bem transpirado, exausto, vindo do ginásio pronto para fazer da noite algo de divertido.

Note: estou bem encaminhado no meu caminho. Na minha conquista, dos 10%!

Monday, April 28, 2008

Dia cinzento

...mas cabeça e corpo limpos! :) Começam-se a notar os meuss progressos recentes uma vez mais, desta feita no campo físico. Palavras de quem não me via há alguns meses, que me acentaram bem e serviram de motivação para continuar a trabalhar para os meus objectivos. Passo a explicar:

Na semana passada iniciou oficialmente uma competição amigável na empresa, cujo organizador tem o prazer de estar agora a escrever, que consiste em dar maior vitalidade e bem estar a todas as partes envolvidas. The Biggest FAT Looser (como no show Americano) é uma prova de medição da progressão das 13 pessoas que nela participam, em que se quer não perder peso como na maior parte destes "concursos", mas sim queimar a substância de que todos fugimos num maior ou menor grau - a maldita GORDURA. E cá estamos nós, a uma semana do seu ínicio, depois de uma ideia concreta de onde cada um se encontra á partida. Tirámos medidas que nos vão servir de controle (pesagem e medição de percentagem de tecido adiposo) e a partir daqui temos 3 meses para melhorar a nossa condição e utilizar técnicas nutricionais e de treino para obtermos resultados que entre todos serão bem distintos, mas que partilham um melhor estar como meta.

Tenho os meus bem definidos, aqui e agora os anuncio: estou presentemente nos 20% de gordura corporal, vou trabalhar para conquistar novamente uns esbeltos e equilibrados 10%, por volta dos 78-80Kgs de peso! Esse é o meu desafio, é a minha montanha e que quero dar por escalada pelo dia 21 de Julho! Desafio-me a isso, proponho-me a ultrapassar as marcas anteriormente atingidas e a melhorar a minha condição. - É esse um dos meus próximos desafios a curto prazo.

Do alto do 7º andar tenho uma vista priviligiada sobre a cidade á minha volta. Sabe um pouco a re-início, uma vez que voltamos a povoar um escritório que é estreado com a nossa subida cá para dentro, uma vez que o espaço físico começa a ter dificuldades em acompanhar o crescimento que a empresa atravessa, de maneira que entrar aqui a cada manhã volta a ter "sabor de começo" outra vez:) Daqui se vê a costa, o mar, o desenvolvimento da área industrial / comercial em redor, a Sagrada Família, o tal do Phalo - ooops, queria dizer Torre Agbar - Tibidabo, Montjuic e de quando em vez vê-se também o passado. O meu passado. O sorriso aparece de cada vez, esatabelece-se, inspira.

http://careers.vistaprint.com/ - é uma boa perspectiva do que significa trabalhar-se na Vista Print, do que é pertencer-se a esta cultura, de encontrar pessoas tão diferentes mas tão semelhantes e do que cada dia de trabalho traz no seu início. Caso alguém esteja interessado em saber que propostas de trabalho estão correntemente em aberto (e não são poucas), é favor visitar. No canto superior direito está o link para a quantidade de lugares por preencher.

Ontem a folhear uma Computer Arts, que não me custa publicitar como uma das melhores e maiores revistas de design e comunicação disponíveis no mercado, dei comigo a pensar no trabalho que eu faço aqui. Na importância e experiência em que gosto de acreditar estar a revestir o meu portfólio pessoal e profissional. Dei comigo a pensar que fazer design tem de facto um papel bastante influente no modo como este mundo é percepcionado (numa primeira e mais romantizada fase de análise) por "toda gama de utilizadores". E ao dizer toda a gente estou a criar um gradessíssimo "se". Digo isto porque, é mesmo para toda a gente que trabalhamos, é para todo o código linguístico que criamos e orientamos quase todo o projecto que fazemos. E dei comigo também a pensar que é de facto muito interessante fazê-lo, se não pelo design em sí - que esclareça-se já - definitivamente não é nem ambiciona aspirar a ser o mais "high end" ou requintado, é sem dúvida um dos mais eficientes e maleáveis na sua essência e estrutura. Na medida em que consegue "reduzir" ao denominador comum o multilinguismo que enquanto povo de cada país, todos nós temos.

Ver trabalho de outros com essa perspectiva realmente traz algo de prazer que volvidos uns meses do meu princípio nesse campo, me ajuda a poder dizer com alguma segurança que posso alojar num mesmo design o espaço para todas as variações que a mesma mensagem aporta nos tais variados códigos linguísticos. Isso é de facto muito importante, apercebi-me eu enquanto refastelado na minha cama, recostado nas almofadas que me seguravam a leitura. Dei comigo a pôr no mesmo espaço visual, várias linguas e comprimentos de mensagem, falhando algumas vezes nesse propósito de tentar alocar legivelmente, uma simples frase no seu contexto visual. Teve piada.

"Hoje é um dia especial, dou outro passo na conquista dos meus 10%!"