Tuesday, December 18, 2007

Crónicas de um Portugês estupefacto

Ponto 1: deve ser preciso prestar provas de estupidez para se ser catalão. N sei como é no resto da Espanha, mas por estas bandas o sinal da côr vermelha não deve ser mais que um incentivo á passagem, mesmo que tal implique o risco de se levar com um veiculo de centenas de Kgs em andamento em cima. Com certeza devem ter provas de aferição de atravessamento da estrada sob perigo de vida para todos os utilizadores da via rodoviária, porque tanto condutores (especialmente de motas e outros "bípedes sobre rodas") como transeuntes se esforçam constantemente por atravessar com o sinal vermelho. Estou a falar de Mães com carros de bébés, não apenas de miúdos parvos, chefes de Família ou idosos inimputáveis.

Nos semáforos, chego a contar o tempo e a tirar medidas de olhómetro até ao momento em que o verde de facto acende, já vão em Cascos-de-Rolha-Atrás! Isto não é esporádico, é cultural. Assim todos os dias.

Ponto 2: mas onde é que se mete a Polícia nestas alturas?! Só se vê dessa raça nesta altura, estão em todo o lado com os seus carros, carrinhas, fileiras, bloqueios, sinais, apitos, gestos, luzes. Mas dar um travão nos Paris-Barcelona-Dakar que galgam passeios e passam vermelhos á descarada não é lá muito do pelouro deles.

Veneno já saiu, estou melhor...

Isto acredita-se?! Mas o Stallone não tem juizo naquela caixa de fusíveis danificada pelos pêros que mamou? Pois para quem não sabe, aqui fica: está aí a nova sequela do Rambo! Sabe-se lá como (ainda estou para descobrir), foram arranjar continuação de uma história que parecia ter deixado de dar frutos há bastante tempo lá no meio do Kambodja de Baixo e volta a ter o pó sacudido da caixa das lembranças. Irra, lembro-me bem de emular o olhar de carneiro mal sedado e voz mal pronunciada que o John-Contra-Tudo-e-contra-Todos-Rambo evocava em mim quando via um dos seus filmes! - Estava eu na bela Cascais, com esse belo corte da tigela, a estudar no 2º ano do preparatório. - Dêem-se-lhe medalhas, mérito, o homem tem valor de ainda conseguir segurar na metralhadora sem a ajuda de efeitos especiais. Teve a força de vontade de se preparar para o Rocky e se apresentar numa forma física exemplar que muitos 25s invejariam, quanto mais um geriátrico de 65 anos! Mas coisas têm limites (será mesmo?) e desta vez estou para ver o que vão desenterrar para motivar uma vez mais o pobre do Rambo a desancar as hordas de vietnamitas que na frente dele se atravessam.

"A Warrior doesn´t retire, he just stops to reload" - promete!...

Agora sim, já está todo cá fora. Vou fazer os trabalhos de casa de Espanhol. Melhor dizendo, Castellano.

P.S. - Uma imagem que me acordou ao chegar á sala... Voltei ao quarto para ir buscar a máquina.